Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Nota de Esclarecimento sobre o ENEM 2019

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, em conjunto com a Comissão de Curso da Graduação em Ciências, com a Chefia do Departamento de Ciências Exatas e da Terra e com a Câmara de Graduação do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo, vem a público esclarecer a forma como foi abordada a História das Ciências na questão 59 (prova amarela) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019.

A referida questão toma como base um trecho de um texto a respeito da “lenda da maçã de Newton” e apresenta como referência bibliográfica o livro "Estudos de História e Filosofia das Ciências", indicando, de maneira inexata, a autoria de SILVA, C. C. (Cibelle Celestino Silva) e MARTINS, R. A. (Roberto de Andrade Martins), este último orientador em nosso Programa.

O trecho transcrito no enunciado da questão aparece na obra "The English Enlightenment", citado pelo professor Roberto Martins como exemplo de uma descrição errada sobre aquele episódio histórico, cuja referência correta é esta:

MARTINS, Roberto de Andrade. A maçã de Newton: história, lendas e tolices. Pp. 167-189, in: SILVA, Cibelle Celestino (ed.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006, disponível nestes links: <http://www.ghtc.usp.br/server/pdf/RAM-livro-Cibelle-Newton.pdf>

e <https://www.academia.edu/1084200/A_maçã_de_Newton_história_lendas_e_tolices._MARTINS_Roberto_de_Andrade>.

Como vemos abaixo, a questão omite a crítica do autor a essa versão histórica sobre a lenda da maçã, o que pode acarretar uma compreensão equivocada por parte dos estudantes e reforçar problemas que o autor pretende criticar. O maior prejuízo que essa questão traz é fomentar concepções falsas e estereotipadas sobre a natureza e a história das ciências.

A descrição utilizada no enunciado da questão do ENEM consta no capítulo de autoria do professor Roberto Martins (2006, p. 169) como uma abordagem CRITICADA e não adotada como correta. O enunciado da questão do ENEM deveria, assim, indicar como fonte: "The English Enlightenment", apud MARTINS, 2006. Isso corrigiria um dos erros, que é atribuir equivocadamente aos professores Roberto Martins e Cibelle Celestino Silva as ideias apresentadas no enunciado.

Entretanto, mesmo com a correção da autoria, o conteúdo da questão traz uma descrição histórica equivocada e promove uma visão distorcida sobre a historicidade das ciências, rebaixando-a a uma mera caricatura anedótica.

Acreditamos que uma retificação oficial sobre esse problema ocorrido na prova do ENEM é de interesse de estudantes, de educadores e da comunidade científica deste país; e que informar sobre esse erro pode ajudar a evitar falhas semelhantes no futuro.

Enem 2019 – Prova Amarela - Questão 59:

A lenda diz que, em um belo dia ensolarado, Newton estava relaxando sob uma macieira. Pássaros gorjeavam em suas orelhas. Havia uma brisa gentil. Ele cochilou por alguns minutos. De repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça e ele acordou com um susto. Olhou para cima. “Com certeza um pássaro ou um esquilo derrubou a maçã da árvore”, supôs. Mas não havia pássaros ou esquilos na árvore por perto. Ele, então, pensou: “Apenas alguns minutos antes, a maçã estava pendurada na árvore. Nenhuma força externa fez ela cair. Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra”.

SILVA, C.C.; MARTINS, R.A. Estudos de história e filosofia das ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2006 (adaptado).

Em contraponto a uma interpretação idealizada, o texto aponta para a seguinte dimensão fundamental da ciência moderna:

1. Falsificação de teses
  2. Negação da observação
  3. Proposição de hipóteses
  4. Contemplação da natureza
  5. Universalização de conclusões

Resolução: C.

A questão do ENEM 2019 disponível em <https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem2019_1dia.asp?img=01>, acesso em 04 de novembro de 2019.

PECMA - SEMINÁRIOS

PECMA - IMAGENS