Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Linha de Pesquisa 1

 

Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática

A fim de investigar os diferentes elementos envolvidos no processo de ensino, aprendizagem das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática e suas interfaces, esta linha de pesquisa é composta por diversas abordagens teórico-metodológicas, congregando pesquisadores que investigam diferentes dimensões presentes neste processo, como as sociais, ambientais, culturais, históricas, educacionais, cognitivas, epistemológicas e políticas. 

Articulando-se as citadas dimensões ao processo educacional, busca-se, portanto, aprofundamentos acadêmicos em questões como a Formação do Professor de Ciências Naturais e Matemática  para os ensinos básico e superior (Saberes Docentes, Aprendizagem da Docência, Articulação Teoria e Prática, Parcerias entre Universidade e Escola), Desenvolvimento de Metodologias e Propostas de Ensino, bem como a investigação de Processos Cognitivos, Sociais, Políticos, Afetivos e Motivacionais envolvidos nos processos voltados à melhoria da aprendizagem em Ciências da Natureza e Matemática.

Inserida em um viés que remete à ampliação da visão científico-matemática sobre o mundo, a presente linha objetiva a pesquisa em ambientes de ensino presenciais e virtuais, formais e não-formais, sendo esses últimos inerentes à abordagem relativa dos meios de Divulgação Científica, tais como centros científicos, museus, zoológicos, entre outros. Desse modo, a linha de pesquisa em tela procura investigar a articulação entre o papel do professor e do aluno, com a elaboração de diferentes recursos pedagógicos adequados ao entorno histórico, social e cultural onde ambos se encontram, buscando, principalmente, a compreensão das mediações dos sujeitos envolvidos nesse contexto educacional.

PECMA - SEMINÁRIOS

PECMA - IMAGENS

PECMA - EVENTOS

Rua São Nicolau, nº 210 - Centro - CEP: 09913-030 - Diadema - SP

Telefone: +55 11 4044-0500